7 de novembro de 2007

Imagine

Imaginemos então esta religião fundada por um gajo – vamos chamar-lhe Smith – que tem uma visão de Deus nos bosques. Deus diz-lhe que as religiões existentes estão todas erradas e que é preciso restaurar a verdadeira Igreja. Mais tarde, um anjo aparece em sonhos ao nosso Smith, a partir desta altura já com a qualidade de profeta, dizendo que o Éden é na realidade na América (mais precisamente em Jackson County, Missouri) e que os índios americanos são na realidade judeus que vieram de Jerusalém. O anjo indica ainda a Smith que se cavar num determinado local encontrará umas placas douradas que são o autêntico livro sagrado. Estas placas, escritas nuns caracteres misteriosos, podem ser vistas apenas por Smith e por mais ninguém. Para traduzir as placas para uma linguagem normal – digamos inglês – o nosso Smith coloca-as dentro de um chapéu alto, mete o nariz dentro do chapéu, entra em transe e dita a uma outra pessoa a tradução das placas em inglês. O texto daí resultante passa a ser a nova Bíblia.
Imaginemos agora que tudo o que acabei de dizer é a mais pura verdade. Tudo isto se passou no século XIX, o nosso profeta chama-se Joseph Smith Jr. e a religião que ele fundou é a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida pela Igreja Mórmon, cuja bíblia é o Livro de Mormon.
E finalmente imaginemos que um destacado Bispo e dirigente desta Igreja é um dos candidatos à nomeação republicana para as eleições presidenciais do país mais poderoso do Mundo.
E depois dizem que a Razão impera.
Acha este moço poder fazer melhor?

Sem comentários: