12 de fevereiro de 2008

Causas da decadência dos colunistas peninsulares

“Convém, porém, fazer uma pequena observação: Pacheco Pereira e Pulido Valente foram em tempos colunistas de grande qualidade e que contribuíram, efectivamente, para novas perspectivas no debate de ideias em Portugal”

Concordando em absoluto com tudo que o que escreve o Diplomata antes deste parágrafo. Também não nego que tenham sido, em tempos, grandes colunistas. Mais PP pela estatura intelectual, embora o estilo outrora incisivo (e actualmente apenas caceteiro) do VPV me fosse mais agradável de ler. Mas alguns existem que pretendem nunca ter sido enganados pelo VPV. Sobretudo aqueles que presenciaram, já há uns anos largos, VPV em plena apresentação de mais uma solução de sua autoria para resolver os males da civilização ocidental, perante uma plateia extasiada de diplomatas e assimilados, para ouvir depois um dos poucos não portugueses presentes dizer calmamente “por acaso, também li a recensão desse livro na New York Review of Books desta manhã”.
Só se ouviu depois um pscchhiitt. Era o som do balão VPV a esvaziar… E parece-me que não tem parado de perder ar desde essa altura.

Sem comentários: